OBSESSÃO
ã Francisco Marengo
Faz o que tu queres há de ser tudo da Lei
Demonstraremos agora uma metodologia de tratamento do físico e do espírito, tratamento para os males da alma, diferente da ciência oficial. Essa metodologia que explanaremos fundamenta-se na base de todas as ciências, a Ciência Hermética. Uma Ciência que admite que nada é impossível, que o "nada" é impossível pois tudo está preenchido pelo Todo. Assim, partindo-se dessa premissa podemos dizer que nenhuma enfermidade é incurável. Se a ciência médica após ter feito todos os exames, nada encontra que possa ter originado o sintoma, e absolutamente não consegue tratar a doença, muito provavelmente será uma doença de fundo emocional e espiritual , que por sua vez afetam o corpo físico. Aliás é importante que se diga aqui que todas as doenças manifestam-se originalmente no plano astral e depois são transferidas ao corpo físico. Saber tratar desses males na sua origem é um dos objetivos de quem envereda pela Senda Oculta.
Um Grande Magista, Alquimista  e Sábio da Idade Média, chamava-se Philippus Teophrastus, que mais tarde por chegar a insólita decisão de revolucionar e transformar a medicina, e que levaria a terapêutica por caminhos mais naturais e declararia uma guerra sem tréguas ao sistema criado por um trio, que contemporâneos da sua época veneravam, o de  Celso, Galeno e Avicena. Assim Philippus Teophrastus, como prova de oposição a Celso, decidiu-se chamar Paracelso, onde e a partir deste ponto começou uma surpreendente e fantástica peregrinação para entender melhor os gigantescos labirintos que envolvem a Mente e a Alma Humana.
Assim Paracelso estabeleceu cinco causas para todos os tipos de enfermidades: Cuja base era a influência dos corpos celestes que poderia ser benigna ou maligna que poderia conduzir a atitudes ou pensamentos que poderiam ser impuros ou nefastos e puros  ou salutares. A segunda causa Paracelso explica sobre a existência de princípios maléficos que debilitam o organismo em conseqüência de seus efeitos, ou seja, a influência que seres do astral exercem sobre o organismo ou o corpo a ele subordinado através de expedientes específicos.
Analisar e descobrir as causas que sujeitam um organismo à ação dos seres e fluídos maléficos consistiria na chave para tudo. Assim todas as paixões grotescas e doentias, vícios, intentos egóicos de qualquer natureza, atraem ao ser humano seres invisíveis da mesma natureza.
A ambição, a crueldade convocam o ódio que atrai miasmas fluídicos imperceptíveis no início, mas que depois alastram-se pelo corpo envolvido por tais sentimentos, infiltram-se no sangue, nos tecidos, enfraquecendo os órgãos, ocasionando doenças perigosas e possivelmente incuráveis sob o prisma médico atual. O mal do câncer, por exemplo,  entre outras doenças é uma delas, hoje mais do que nunca ter a sua origem em estados de alteração  emocional profunda, tal como a depressão, etc. A resistência do ser humano em compreender isto, em não buscar atitudes elevadas para livrar-se desses males, destroem seu espírito e sua vida em diversos aspectos e em seguida destroem seu corpo físico.
Hoje as diversas Terapias Holísticas, tais como, Acupuntura, Aromaterapia, Cromoterapia, aplicação Bio-Energética, Fitoterapia, revivem em grande parte, toda a teoria e a prática deste fantástico Alquimista da Idade Média.
Amor é a lei, amor sob vontade.