Initium Sapientae Amor Domine
por Francisco Marengo
 
 

 

Faz o que tu queres há de ser tudo da Lei
 
Vamos fazer uma reflexão? Você realmente se conhece inteiramente? Já realmente refletiu pausadamente sobre cada ato de sua vida? Para estudar Ocultismo em sua parte prática se faz necessário que você descubra quem realmente você é. O processo para essa descoberta é normalmente lento, mas o indício do caminho certo se dará com respostas a enigmas pessoais  na forma de "insights". Neste caso não é difícil que eventualmente memórias de vidas passadas possam afluir em seu cérebro.
 
Pessoas se perdem em caminhos místicos porque estão constantemente preocupadas com aspectos psicológicos, morais e artísticos, mas o que é  preciso enxergar é que tudo pode se tornar mais claro pela simplicidade da verdade e da maneira que ela é exposta, de uma forma que nos liberta de concepções que possam envenenar nossa alma. A intuição e o instinto podem distinguir entre aquilo que é genuíno e o que é falso. Cuidado para não se manter sob a influência de pessoas que falam sobre muitas coisas, mas que nunca realizaram um trabalho realmente sério. Tais pessoas mantém seus argumentos envoltos por uma filosofia repleta de pontos obscuros. A capacidade de avaliar reações fará você entender que tudo não passa de desculpas para não se realizar um trabalho sério.
 
Se você julgar que está entrando num grande conflito interior e que precisa de paz, compreenda que a paz real representa  a vida e não a estagnação. Toda a vida é um conflito. Cada movimento respiratório de nossos pulmões representa uma vitória de vida e uma conspiração do universo inteiro em nos manter vivos.  Você pode atingir o estado de paz interior sem o perfeito domínio das circunstâncias, compreendendo quando eu digo a você que a resposta para isso é a própria vida e não a estagnação.
 
Que tal aprender a selar o grande redemoinho de pensamentos pelo ato da vontade. Diga a você mesmo: "Seja feita a minha Paz". 
 
A ferramenta ideal de nossos inimigos é impedir a compreensão da essência dos pensamentos que atordoam sua mente sejam eles interiores ou exteriores, evitando a todo custo que realizemos com satisfação a Grande Obra.
 
Se você passa ter o domínio sobre esses pensamentos e resolve ser firme e decisivo ao dizer: "O que eu devo fazer?" Verá que a resposta é iniciar o trabalho, sem interrupções, que lentamente você irá encontrando a paz na continuidade do ato que na verdade é uma condição dinâmica e não estática. 
 
Em verdade não há segredo, senão persista, insista, na mesma direção, desde que seja aquilo que acredita, até que finalmente obtenha a liberdade.
 
A Grande Obra é a união dos opostos, o equilíbrio das polaridades, a união com a Alma de Deus, o microcosmo com o macrocosmo, o masculino com o feminino, o ego com o não-ego.
 
Pelo "amor sob vontade" podemos nos referir a cada método que precisa ser realizado com amor. Na química a união com dois ou mais elementos químicos, originam um terceiro mais completo. Qualquer reação do "amor sob vontade", qualquer fenômeno é um fenômeno de "amor", assim como cada palavra explicativa que dou a você. Mas para o amor ser colocado sob vontade, como a própria frase já diz, ele precisa ser dirigido. Para isso é necessário encontrar a sua Verdadeira Vontade, e fazer com que suas ações sejam subservientes a um grande propósito.
 
Assim tento ensinar a você pensar claramente, com relação aos seus problemas pessoais. Você será imensamente estimulado para dilacerar todos enfeites inúteis de seu instrumento pensante. Eu não sei se você conhece todos os princípios da lógica, mas compreenda que nem aparentemente eles se resumem em si por atitudes religiosas dogmatizadas, é necessária a consciência do Karma. Você não pode pensar de maneira dúbia, ou é, ou não é. Não é possível escolher ambos. 
 
Não há segredos, eu tenho publicado abertamente todos os segredos se é que eles existam. Mas, não tenho interesse de satisfazer intelectuais. Meu desejo é trazer o atual estágio de nossa mente para um mecanismo muito superior a mente normal. Mas com isso não devemos colocar a carroça a frente dos burros. Para isso muitas vezes não é possível trazer respostas que deixem a todos felizes.
Não desejo convencer pessoas a deixarem de lado seus pensamentos quando estas acreditam firmemente na danação eterna daquele que é impuro.
 
Afinal o que é a pureza? O que é ser puro? Quando nos referimos a água ou "H2O", estamos nos referindo pureza da substância ou a substância pura. Reflita! É preciso entender a precisão na pureza do ato. Este é realmente o ponto. Avaliar o valor na precisão daquilo que é dito.
Existe um privilégio em ouvir, existe outro privilégio em falar, e um privilégio ainda maior em saber fazer ambos com total equilíbrio. Nesse caso a pergunta que deve ser feita constantemente a si mesmo é: "De que maneira eu posso contribuir com a vida?"
 
Não há realmente segredos, ou grande mistérios que devam ser velados ou insondáveis, para aquele que age com devoção a Grande Obra. Aquele que resume ato ou palavra com efeitos destrutivos, estará cavando a sua própria sepultura e caminhando fatalmente para sua própria destruição.
 
Amor é a lei, amor sob vontade.